Você já se perguntou se os pontos situados na superfície da Terra se movem? Pois bem, a resposta é SIM! As placas tectônicas se movem o tempo todo e vulcões, terremotos e maremotos são algumas da consequências desses movimentos...porém, na maior parte do tempo, esses movimentos passam despercebidos.
Em aplicações geodésicas de alta precisão, é necessário se atualizar as coordenadas para se obter a real posição dos pontos em questão, já se levando em conta os movimentos das placas litosféricas.
Diversos modelos de velocidade de placas estão disponíveis, modulados por vários autores ao redor do mundo. O modelo oficial no Brasil é o VEMOS2009, disponibilizado no site do SIRGAS. Outros modelos conhecidos, como o NNR-NUVEL-1A, APKIM e ITRF2000 são disponibilizados pela UNAVCO.
Ficou curioso e não sabe como assim o lugar que você está se mexe?
1) Vá até o site MYPOSITION e identifique a Latitude e a Longitude de qualquer ponto da Terra, anote os valores (incluindo o sinal...Longitude negativa para Oeste de Greenwich e Latitude negativa no Pólo Sul)
2) No site da UNAVCO você digita os valores anotados
3) Escolha o sistema que quer as velocidades: UTM (E,N) ou WGS84 (X,Y,Z)
4) Clique em Submit
Pronto, você agora sabe em qual direção e em qual amplitude o ponto escolhido está se movimentando! Agora você já pode transformar suas coordenadas para a época que quiser!
O artigo dos professores Sapucci e Monico, disponível AQUI explica de uma forma mais detalhada (e técnica) como essa transformação é feita, além de explicar um pouco sobre a Transformação Generalizada de Helmert (COM 14 PARÂMETROS!).
Nenhum comentário:
Postar um comentário